O Colégio

Segundo a Declaração mundial sobre Educação para todos “mais de um terço dos estudantes do mundo não tem acesso ao conhecimento impresso, às habilidades e tecnologias que poderiam melhorar a qualidade de vida e ajudá-los a perceber e a adaptarem-se as mudanças sociais e culturais…” esta estatística é uma triste realidade de uma sociedade sedenta por conhecimento, mas que ainda engatinha no que diz respeito a dignidade. Assim a educação, “como direito de todos”, deveria acontecer independe de limites de idade e tempos de aprendizagem, porém sabe-se que na prática o caminho direcionado para viabilizar o direito de educação e cidadania representa um discurso de promessa a ser cumprida, além de ser lento e repleto de obstáculos. Um caminho que muitas vezes se faz sozinho até que a oportunidade aconteça como a trilha dos tijolos de ouro que leva a “mocinha do filme” ao local desejado. Sonho? Não! Desejo realizado! E é com grande orgulho que podemos erguer a cabeça e dizer que somos construtores desta estrada de tijolos de ouro que levará através do Colégio Agostiniano Frei Carlos Vicuña o saber a tantos jovens e adultos que em algum momento de suas vidas viram seus sonhos se perderem num caminho de uma longa estrada de chão.

Hoje, podemos dizer que o sonho tão desejado tornou-se realidade. Podemos mostrar que ensinar não é apenas transferir conhecimento, mas sim partilhar um pedacinho da nossa alma. A tarefa é desafiadora, pois sabemos que escola é o local onde vários universos se encontram e se envolvem, mas a certeza de nossas ações está na tarefa de buscar melhores caminhos, e soluções mais oportunas para nossa sociedade. Apostamos na troca de conhecimentos, no contato e no respeito para conseguirmos trilhar esta estrada que nos levará à busca de um objetivo comum… A aprendizagem.

Neste ano, em que os agostinianos comemoram os 40 anos da morte de Frei Carlos Vicunã, temos a honra de afirmar seus propósitos e levar no peito a sua identidade com a missão de continuar propagando a educação com seu mesmo espírito jovial e empreendedor. E, nesta grande oportunidade, citando Santo Agostinho “Mesmo que já tenha feito uma longa caminhada, sempre haverá um caminho a percorrer” é importante dizer que estamos confiantes de que a caminhada pela construção deste ideal nos proporcionará o privilégio de transformar coadjuvantes em protagonistas de uma realidade viva repleta de obstáculos, lágrimas, conquistas e realização de sonhos; em busca do conhecimento que ultrapasse os limites dos portões da escola para se solidificar como parte principal da dignidade humana. Assim, esperamos exercer com amor, compromisso e sabedoria o que precisa ser feito para que cada cidadão se veja como gente que muda a sua história e a de todos que estão ao seu redor. Que o Colégio Agostiniano Frei Carlos Vicuña seja sempre um caminho promissor para uma sociedade mais digna e realizada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.