Mês Agostiniano 2018 – Comemorando a nossa trajetória

O mês de agosto tem um sentido todo especial para nós da família agostiniana. É o mês em que celebramos Santo Agostinho. Para o Colégio Agostiniano Frei Carlos Vicuña teve um gosto ainda mais especial. Todo o mês agostiniano foi voltado para celebrar nossa trajetória de cinco anos como colégio. Confira como foram as festividades no momento em que celebramos a nossa história e o espírito de ser agostinianos.

As festividades começaram com a abertura do mês agostiniano que ocorreu no dia 01 de agosto. Uma apresentação musical do cantor Amauri Gomes, no intervalo das aulas, deu as boas-vindas aos alunos apresentando a temática no mês de Santo Agostinho que homenageava Frei Carlos Vicuña, agostiniano pioneiro em Minas Gerais.

Clique e veja as fotos da abertura do mês agostiniano.

Roda de Conversa com os colaboradores

No dia 03 de agosto o Colégio recebeu a visita do Frei Luiz Antônio (OSA) para um papo bem descontraído sobre o nosso homenageado. Foi a oportunidade da equipe de colaboradores do Colégio conhecer um pouco do Frei Espanhol Carlos Vicuña, seus ideais e porque nosso Colégio carrega o seu nome. Além disso, os colaboradores conheceram um pouco da história dos Agostinianos no Brasil e relembraram os 05 anos de caminhada do Colégio Agostiniano Frei Carlos Vicuña.

Confira as fotos

Dia de Vivência

Dentro da programação do mês agostiniano tivemos um dia dedicado às Vivências com a participação dos alunos do Ensino Fundamental. As vivências são momentos de convivência, oração e reflexão que leva o aluno a refletir sobre o tema e ao mesmo tempo sobre sua vida. Na atividade os alunos compartilharam experiências de vidas contando um pouco de suas histórias.

Clique aqui e confira como foi o dia de Vivência no mês agostiniano.

Comemoração do Dia dos Pais

Como no mês de agosto temos o dia dos pais, não poderíamos deixar de homenagear todos os pais que são heróis e com cuidado, afeto e carinho são capazes de nos guiar pelo melhor caminho. Nossos colaboradores foram homenageados e receberam como o maior presente nesse dia, a presença de seus filhos e familiares para comemorar juntos esse dia tão especial.

Clique aqui e confira como foi a homenagem aos pais que aconteceu no dia 09/08.

Momento do Abraço

Como é bom receber um abraço. Pode ser rapidinho, demorado, abraço de urso, mais apertado ou delicado. O abraço amigo é capaz não só de melhorar as emoções de quem é abraçado, mas também pode promover a saúde. Alguns cientistas falam que o abraço pode ajudar na saúde psíquica e física. Com esse intuito, foi realizado, no dia 10 de agosto, o momento do abraço. Os alunos foram surpreendidos com a brincadeira de dar e receber abraços de seus amigos. Foi uma noite marcada com certeza por uma energia que só quem se envolve em um abraço conhece.

Veja como foi essa atividade da programação do mês agostiniano.

Comemoração do Dia do Estudante

O Colégio também comemorou o dia do Estudante no mês de agosto. A manhã do dia 11 de agosto foi recheada de surpresas: além da comemoração pelo dia do estudante, com direito a lanche especial, intervalo musical e parabéns, os alunos tiveram aulões temáticos com duplas de professores: energia calórica: aprendendo a medir o IMC ( Nuzzia e Moacir, professores de Matemática e Ciências), interação coletiva e desenvolvimento com dinâmicas e jogos (Lucas e Ronaldo, professores de Matemática) trabalho com gêneros textuais: foco no ENEM (Ilan e Sócrates).  E além de muito aprendizado recheado de boas gargalhadas foram surpreendidos com um bolinho no lanche celebrando este dia tão especial.

Veja as fotos desse dia repleto de atividades.

1 Papo Depas

A programação do nosso Mês Agostiniano teve continuidade com 1papoDEPAS, no dia 17 de agosto. Um bate-papo bem descontraído com músicas, convidados e muita interação. As professoras Marta e Kátia, contaram um pouco da história do Frei Carlos Vicuña para os alunos do Colégio Frei Carlos Vicuña sobre o olhar da história e da geografia.

Confira as fotos

Oração de Taizé

A cada semana novas atividades do mês agostiniano foram realizadas. Dia 24 de agosto foi a vez da “Oração de Taizé” com os alunos dos 3º períodos. A oração de Taizé tem um caráter ecumênico e consiste na oração de mantras, usualmente Salmos ou outros trechos da Escritura, além da ambientação sóbria e simples. Com esse momento buscamos o encontro de Deus e, também, agradecemos pelos 05 anos do Colégio Frei Carlos Vicuña.

Confira as fotos

Dia do aluno e Ex-Aluno Agostiniano

Em clima de festa, o Dia do aluno e Ex-Aluno Agostiniano, realizado no dia 25 de agosto, celebrou os 5 anos do nosso colégio. A presença de alunos que já formaram foi significativa, o que nos permitiu matar a saudade e relembrar os velhos tempos. A programação contou um almoço especial no início da tarde, que permitiu um bate papo gostoso e descontraído, jogos eletrônicos para a diversão dos mais moderninhos e a apresentação do Sabadão do Vicuña, que contou com a participação de alunos e colaboradores em quadros como Ding Dong e a Dança dos Famosos. Além de tudo isso, houve uma homenagem a nossa diretora Arlene no Arquivo Confidencial. Mas o gratificante mesmo foi ver a alegria nos olhos dos nossos alunos depois de meses planejando cada detalhe deste mega evento.

Confira as fotos desse dia especial para todos os alunos e funcionários.

Encerramento do Mês Agostiniano

Este dia, 27 de agosto, foi escolhido para fechar o ciclo de atividades dentro da unidade. Toda a comunidade educativa participou de uma homenagem preparada pelo professor Ilan e os estudantes do 1º período do Ensino Médio onde, com todo cuidado prepararam homenagem resgatando depoimentos de ex alunos e ex funcionários que já passaram pelo corredores da nossa instituição e com muito carinho deixaram nossas vidas impregnadas com por trajetória. Haja coração para tanta emoção! Ainda mais depois de cada colaborador ser homenageado com o diploma de “honra ao mérito” por fazerem parte da transformação que representam na vida de todos os estudantes do Carlos Vicuña. E, como gostamos de retribuir gentilezas… foi a vez da nossa querida supervisora ser homenageada com uma linda surpresa onde pessoas especiais agradeceram pela sua trajetória profissional que em muito contribuiu para o sucesso desta história.

Clique e veja as fotos

Carta aos Freis Agostinianos

Encerrando as atividades do mês agostiniano os colaboradores fizeram a entrega das cartas dos alunos aos Freis Agostinianos.

Durante o mês de agosto os estudantes do 9º período desenvolveram um texto em 5 grupos com o intuito de juntos, contarem um pouco da importância que este trabalho tem na vida das pessoas que conseguem uma oportunidade de transformar suas histórias e terem uma nova caminhada educacional. Estas cartas foram entregues por uma comissão do colégio, no dia 28 de agosto, dia do nosso patrono, aos freis: Paulo Gabriel, Luiz Pinheiro, Eustáquio, Rodrigo e Mauricio; que através da simbologia de um baú entregaram o maior tesouro que possuem: O agradecimento que com certeza será eterno.

Confira as fotos

Entrega de doações para a creche na Vila Cemig

Para fechar com chave de ouro, mostramos através de um gesto simbólico que quem recebe também tem muito a oferecer. Assim a agente de pastoral, Marilande, acompanhada por alunos do Carlos Vicuña entregaram no dia 30 de agosto, selando este mês de comemorações, na Creche da Vila Cemig, as doações arrecadas na festa junina. Uma maneira simples mais recheada de afeto que mostra que nestes cinco anos a melhor maneira de comemorar é doar e se fazer doação.

 

Textos: Depas, Gestão Pedagógica e Departamento de Comunicação