Teachers Innovators

 

Em agosto de 2018, o corpo docente do Colégio Agostiniano Frei Carlos Vicuña foi desafiado a pensar sobre um problema na educação e buscar uma solução a partir do tema do encontro pedagógico “Novo cenário da Educação Básica: tendências e oportunidades”.

O desafio partiu do Marlos Carmo, líder do núcleo de inovação da SIC e responsável por falar sobre esse tema no encontro. Ele orientou os professores para desenvolverem o projeto através do Pitch: uma apresentação rápida de um produto ou um negócio, com a intenção de “vender” a ideia para investidores, clientes, sócios ou parceiros. Foram momentos de estudo, pesquisas, medo, insegurança e angústia, mas que culminaram de forma surpreendente na manhã do dia 23 de março, na SIC Sede.

A atividade, nomeada Teachers Innovators, recebeu os convidados Márcio Horta (SIC), Rafael Henrique (AppProva), Tiago Belotte (CoolHow), Tiago Silva e Patrick Bonnereau (ambos do CORE, núcleo de Inovação da SIC) como avaliadores. Os três grupos representados pelos professores Bruno, Ronaldo e Nuzzia apresentaram seus projetos Eduquaprá, Florescer e TEDX  para eles.

Ao final da atividade, os avaliadores elogiaram os trabalhos e definiram que o grupo que mais se aproximou da proposta foi o do TEDX.  Os integrantes do grupo foram parabenizados e receberam livros sobre empreendedorismo e inovação.

A professora de matemática Nuzzia Mota afirma que estamos em um momento em que é preciso criar e ativar conexões! Que o projeto Teachers Innovators a motivou a sair da “caixa”, possibilitando a busca de novos conhecimentos e estratégias.