Projeto (RE)Descobrindo o Brasil: Minas Gerais

 

No 1° semestre de 2019, o Colégio Agostiniano Frei Carlos Vicuña está desenvolvendo o Projeto (RE)Descobrindo o Brasil, cujo tema é nosso estado, Minas Gerais. Cada professor trará para a sala de aula informações que ajudem os alunos a construir uma imagem mais abrangente do estado e, assim, ajudá-los a entender passado, presente e futuro.

Na disciplina de Arte, os alunos do 3° período foram levados a ter um primeiro contato com o Clube da Esquina, movimento musical mineiro de grande importância nacional. Para tanto, em parceria com a biblioteca da escola, o compositor Pablo Castro foi convidado para uma roda de conversa com esses alunos na Sala de Vivência, onde foram expostas as informações iniciais necessárias para que eles possam continuar a pesquisa por conta própria e redescobrir o talento da cultura musical mineira.

Pablo explanou acerca dos principais nomes do Clube da Esquina, explicando a importância de Milton Nascimento para o avanço desse movimento tipicamente mineiro. Além disso, trouxe dados históricos importantes para o entendimento do impacto que esse estilo musical causou na música nacional e, para finalizar, preparou um menu degustação de canções importantes que fazem parte desse período criativo da musicalidade mineira contemporânea.

Com certeza, os alunos foram embora minimamente instigados pelo momento de aprendizado e cultura, prontos para as próximas etapas desse projeto que ambiciona alterar a forma como as pessoas olham para o próprio território.

Acesse o nosso Facebook e confira mais fotos e vídeos.