Obras Sociais Agostinianas

Todas as Obras Sociais são integralmente mantidas pela Sociedade Inteligência e Coração (SIC), associação de caráter beneficente, educativo, cultural, de assistência social e de promoção humana; a SIC é a entidade civil do Vicariato Nossa Senhora Consolação do Brasil dos Freis Agostinianos da Ordem de Santo Agostinho (OSA).

SIC – ESCOLA PROFISSIONALIZANTE SANTO AGOSTINHO

Av. Deputado Antônio Lunardi, 98
Brasil Industrial – BELO HORIZONTE – MG
30626-110 -Tel.: (31) 3383-9677
www.epsa.com.br

A Escola Profissionalizante Santo Agostinho iniciou suas atividades em 01 de fevereiro de 2000. Tem como missão ser uma Escola de Formação e de Qualificação Profissional, no nível de excelência da região, promovendo o ser humano através da educação e do trabalho e capaz de fomentar o desenvolvimento sócio-econômico da comunidade, através da elevação do capital intelectual da mesma.

A finalidade da Escola Profissionalizante Santo Agostinho é promover a formação e qualificação profissional de adolescentes, jovens, adultos, desempregados e empregados carentes, bem como ser referência na região do Barreiro, pela qualificação dos serviços prestados.

Além de cursos profissionalizantes, a escola oferece Educação de Jovens e Adultos _ EJA (níveis Fundamental e Médio) e Ensino Médio Regular.

 

SIC-COLÉGIO AIACOM

Rua Barão do Bom Retiro, 920 – Bairro Engenho Novo 
CEP. 20715.002 – Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2581 9918 – [email protected]

Desde 2010, sensível às demandas e necessidades da população local, o AIACOM passou constituir-se enquanto uma escola formal – C0LÉGIO AIACOM, totalmente gratuita e seguindo o padrão educacional dos Colégios Agostinianos. Dirigida a crianças de 3 a 11 anos, dentro do perfil sócio-econômico de baixa renda, disponibiliza material escolar e uniformes, além da alimentação (café da manhã, almoço e lanche), atendimento odontológico, psico-pedagógico e social. Além desse público, o Colégio passou a atender também, por intermédio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), à noite, um significativo público das redondezas que, com essa iniciativa, pode retomar seus estudos e ampliar seus horizontes pessoais e profissionais. A linha medodológica adotada pelo Colégio AIACOM é pautada no sócio-interacionismo e no construtivismo, trazendo para a prática pedagógica da instituição, idéias de grandes pensadores e estudiosos como Paulo Freire, Emília Ferreiro, Jean Piaget e Vygostsky. objetivando que o processo de ensino e aprendizagem seja realmente significativo para quem ensina e para quem aprende e contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e reflexivos.

Saiba mais em: www.aiacom.org.br

SIC-OBRA SOCIAL SANTO TOMÁS DE VILLANOVA

Rua General Savaget, 15 Marechal Hermes
CEP: 21610-260 -RIO DE JANEIRO – RJ
Tel.: (21) 2450-2187 – [email protected]

 

Em 26 de julho de 1981, a Assembléia Paroquial da Paróquia N. Sra. das Graças, em Marechal Hermes, decidiu oferecer um prato de comida, aos numerosos pobres que procuravam os serviços do Hospital Carlos Chagas, próximo da Igreja. Com o apoio dos Freis Agostinianos, se organiza um grupo de voluntários, liderados por Frei Luciano e Dona Margarida. O número de pobres que procuravam comida foi aumentando, sendo oferecidas, menos de um ano depois, uma média de 400 refeições diárias.

O prato de comida logo se torna insuficiente e, tendo a Palavra de Deus como inspiração, surgiram novos serviços: entrega de roupa e calçado, remédios, documentação, orientação, emprego, formação, higiene, evangelização… até sepultura cristã e direitos humanos!Atualmente é uma obra assumida pelos Agostinianos, fazendo parte da Sociedade Inteligência e Coração, contando com dois albergues, um feminino e outro masculino.Desde o início de seu funcionamento, sem falhar um só dia, os números de carentes atendidos, refeições servidas, documentos tirados, reintegração às famílias, distribuição de cestas são impressionantes.

 

SIC-ESCOLA SANTO AGOSTINHO

Rua Santa Bárbara – 588 – Vila Aparecida
CEP.:12912-680 – Bragança Paulista – SP.
Tel.: (11) 4032-8164 – [email protected]


O Projeto Social Santo Agostinho iniciou suas atividades no ano de 2006, funcionando nas dependências do antigo Seminário Santo Agostinho, próximo à paróquia Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Bragança Paulista – SP. Inicialmente, destinou-se à formação intelectual (cursos de suplência e alfabetização de adultos) e cursos profissionalizantes e oferecendo preparação gratuita para os exames de admissão aos cursos superiores através de cursos pré-vestibulares. Atendeu também, em forma de extensão, jovens e adultos das comunidades rurais, com cursos no Bairro Água Comprida, onde se encontra uma das Capelas Assistidas pelos Agostinianos.

Para atender as novas exigências governamentais de Filantropia, o projeto, sem perder seu foco de ação social e educacional, a partir de 2011 passou a funcionar como Escola Gratuita de Ensino Infantil.

Saiba mais em: www.escolasantoagostinho.org.br

 

SIC-OFICINA DO SABER

Comunidade Vila Cemig
Barreiro de Cima – Belo Horizonte-MG
Tel.: (31) 3321 5902 – [email protected]

 

O Oficina do Saber é um Projeto Social mantido pelos Freis Agostinianos e que se localiza na Vila Cemig, na região do Barreiro de Cima. O projeto Social tem como foco a formação humana, o desenvolvimento do caráter ético e solidário do ser humano. Atualmente estamos com as Oficinas de Corte e Costura, com ênfase em reparos de roupas, produção industrial de malharia (calças, blusas, blazer…) peças íntimas e costura em geral. Também temos a Oficina de Alfabetização e do Ensino Fundamental I, com foco na 3ª Idade e para o público não alfabetizado.

Temos oficinas de Bordado, Artesanato, Música (Canto Coral) e Ginástica Laboral, todas com foco na 3ª Idade. E Ainda oferecemos as Oficinas de Inclusão Social e Digital para crianças de 08 a 12 anos de idade, onde as crianças aprendem conceitos básicos de Cidadania e Informática e a Oficina de Informática Básica e Avançada com Windows 7 para jovens e adultos.